terça-feira, 10 de setembro de 2013


Uma Série de livretos sobre o
 Pai nosso que estás no céu”.
"Pai nosso" Série I - volume 01
"Pai Nosso série I volume 2
"Pai Nosso série I volume 3
"Pai nosso" Série I - volume 04
"Pai nosso" Série I - volume 05
"Pai nosso" Série I - volume 06

Logo com boa ajuda de Deus, você estará de posse desta série para melhor conhecer sobre a bela oração do Pai Nosso. 
Orem por mim. 

quarta-feira, 4 de setembro de 2013







Todo pastor, missionário, pregador - a exemplo de Paulo deve ser primeiramente um teólogo. Caso contrário o que ele ensinará ao seu povo?

A hoste de homens que listo abaixo - a grande maioria esmagadora foi e alguns são eruditos de primeira mão em vários campos do saber especialmente no que diz respeito à teologia cristã. Veja seus nomes: Santo Augustinho; Atanásio; Aceilmo; Martinho Lutero; João Calvino; John Owen; João Bunyan; Richard Baxter; John Wesley; Jonathan Edwards; Charles Haddon Spurgeon; Charles Hodge; Strong; Louis Berkhof; Moody; John R. W. Stott; Lloyd – Jones; Wayne Grudem; R._C._Sproul; M. Erickson; J.I. Packer; John Piper; Hernandes Dias Lopes; Augusto Nicodemos; John F. MacArthur Jr; Paul Washer; Russel P. Shedd; Luis Saião; Franklin Ferreira e Alan Myatt.
Creio que a maioria das críticas feitas a esses homens de Deus, são incitada pela legião maligna chamada inveja, pois “onde há inveja há todos os tipos de males”. E no coração onde, ela mora há todo tipo de desgosto e insatisfação com o progresso do outro de modo que seu desabafo termina em críticas, calunias e difamação. É lamentável, mas muitos de nós não somos capazes de ficar felizes e exultantes com o crescimento e progresso de nosso irmão. No entanto, eu dou graças a Deus por ter me dado esses amigos do passado. Estou, pois certo de que se todos me abandonarem neste tempo de pelagianismo e semipelagianismo, eu posso ver a pátria povoada de homens de Deus que apertarão a minha mão como diria Spurgeon.
Algumas razões pela qual um homem sábio e inteligente, ou melhor, ainda temente a Deus não usaria criticar tais homens sem ter uma boa razão ou dados suficientes para criticá-los.
1. Creio que todos nós devemos nos alegar em Deus por ter nos dado tais homens para através deles, nos instruir a cerca da palavra.
2. Devemos ter um senso de gratidão, ou no mínimo uma faísca  de humildade para reconhecer que foi por meio deles que nossos professores nos ensinaram nas academias teológicas.
3. Temos de admitir que o que, sabemos das escrituras, em grande medida não aprenderam sozinhos. Nossa maneira de pensar, interpretar e nossa linha teologia vieram de onde? Somos um apóstolo Paulo que recebeu visões diretas de Cristo? Ou somos um Augustinho precursor da teologia, da hermenêutica e da exegese? Pois se formos como um grande Lutero ou o erudito Calvino, temos que admitir que ambos, beberam na fonte de Santo Augustinho, Anselmo e Atanásio. Se formo um John Owen - o maior teólogo puritano, temos que admitir que este bebeu na na teologia de calvino, Lutero e outros.
4. Temos que sermos sinceros o suficiente para fazermos a pergunta: “porque estou estudando”? Afinal o estudo não é perigoso? Se o conhecimento teológico afasta o homem de Deus, então meu irmão pare de estudar e salve sua vida. Pois se você continuar estudando estará se contradizendo e provando que há outro sentimento dentro de você quando insinuar o que sempre insinua quando vê Deus usando alguém poderosamente. Admita teu pecado ó inveja doentia e vem louvar a Deus por ser servido em usar homens como os mencionados a cima. Seja humilde, ávido pelo conhecimento e se submeta e estudar tais homens e seus escritos. 
5. Se é verdade que “dificilmente os homens sábios” ou cheio de conhecimento não servirão a Deus por serem autossuficientes, nós precisamos de dados ou exemplos para acreditar em tal afirmação. Pois essa horte de homens de Deus que foi listada aqui – especialmente de Agostinho (350 d.C.) a Lloyd – Jones no século XX, são todos homens humildes e reconhecedores de suas fraquezas. Na verdade a maiores deles lutaram para provar a soberania de Deus e a inabilidade humana. É necessário conhecer antes de proferir uma crítica ou uma difamação a um homem de Deus. É para isso também que o conhecimento objetivo e acadêmico serve.
6. Deixe a gratidão de Deus fluir em seu coração. E você vai sentir-se grato, feliz, e exultante pelo fato de Deus ter te dado mestres, amigos que o levaram nos braços enquanto ainda era um feto no ventre teológico. Se Deus não te chamou para o estudo, pesquisa, produção literária - lembre-se de Deus que chamou outros os quais devem obedecer, mas não despreze jamais o que Deus valoriza. O ensino de Deus é: “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR”. (Os 6:3) E O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento”. (Os. 4:6) “Antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo”. (2Pe 3:18)
          No leito da morte quando pessoas prestavam seus votos e ovações ao grande físico e matemático Isaque Nilton - ele disse: "se vi mais longe que outros na vida, foi porque subir em ombros de gigante". Você deseja vê mais longe um pouco? "suba nos ombros dos gigantes mencionados acima. 
               
Eu o instruo a ler o livro de John Stott – “Crer é também pensar”. Lembre-se: o conhecimento de Deus nunca faz mal. Quando realmente é conhecimento de Deus. A vida de cada um – seu caráter irrepreensivo; sua conduta respeitável; integridade; e a aprovação de Deus muito mais que ser usado por Deus é que provará se realmente conhecemos a Deus no verdadeiro sentido teológico.

Quanto estive na posse do pastor Ribamar em Amarante, ouvi um amigo, seu que veio de Palmas para prestigiar aquele momento, dizendo: “meio coração exulta nesse homem. Nós nos alegamos por ele”. Infelizmente não é isso que tenho visto no coração de muita gente que eu pessoalmente tenho levado a Cristo, alimentado, instruído e consolado com a palavra de Deus. Nossa geração é formada de gente ingrata, orgulhosa e insubordinável

Eu jamais me calarei quando ouvir tais críticas, porque, elas são indiretas contra o ministério que Deus me deu. Venho escrevendo há mais de 10 anos. E continuarei enquanto eu viver. E a única razão é porque Deus me mandou escrever, pregar e ensinar o que escrevo. Entretanto, isso me dar um enorme prazer, além de me obrigar a estudar sobre os grandes homens, ora mencionados para que seja capaz de falar com estilo, analogia, persuasão e dados quanto à verdade.
  
Decidi declarar guerra contra todo tipo de irracionalismo, relativismo, cinismo e nilismo. Estou numa briga contra o sistema do mal. Estou disposto a pagar qualquer preço pela verdade da soberania de Deus em todos os sentidos especialmente na salvação gratuita; de eleição incondicional, mesmo que eu seja esfolado vivo, decapitado ou queimado na fogueira dos servos do mal. Mas “se Deus é por nós quem será contra nós?”. (Rom.8.31)

Minha esposa em seu zelo santo pela excelência tem o máximo de cuidado para que eu corrida todos os textos antes de publicá-los temendo as críticas. Embora, eu saiba que ela tenha razão, eu retruco: muitos dos que me criticarão por coisas tão superficiais como um erro ortográfico, não terão a capacidade de entender a essência de meu conteúdo. E mais. Certa feita Moody - Conhecido como o maior ganhador de alma do século IXX foi repreendido quando dava uma palavra a certo auditório. O homem que lhe repreendeu disse: “Moody, você não sabe nem se apresentar em público”. Moody então voltou à tribuna e disse: “amigo, é verdade, no entanto eu faço o que posso para glorificar meu Deus”. Por fim o observador fez a seguinte nota: “Moody até hoje é lembrado, e aquele homem quem era?”.
Já pedi ajuda de pelo menos quatro irmãos acadêmicos e professores no seminário para fazer um simples prefácios de meus livros. Mas eles meramente não me deram nenhuma resposta. E por quê? Uma das razões é que não se importa “com os pequenos começos”. Outra porque não acreditamos nos talentos que Deus concede a nosso irmão. etc. No entanto “O Deus dos céus nos fará prosperara”. (Nee. 2:20)
Quanto C.H. Spurgeon se, opôs contra o liberalismo teológico no século IXX, Josph Parker o criticou severamente. Mas logo depois ao ver o progresso do grande homem de Deus, ele disse: “Spurgeon é o único de nós que será lembrado”.
Ajude a publicar o que Deus dar a seu irmão. Ajude a pô-lo numa posição em que ele melhor difunda a glória e supremacia de Cristo.

Cuidado para que suas críticas medíocres não lhe enterre nas catacumbas do esquecimento eterno.