quinta-feira, 22 de agosto de 2013




A VERDADEIRA VIDA DE UM PROFETA DE DEUS
E SUA RELAÇÃO COM O MUNDO POLÍTICO



“E este João tinha a sua veste de pelos de camelo e um cinto de couro em torno de seus lombos e alimentava-se de gafanhotos e de mel silvestre”. (Mat. 3.4).
A cima nós percebemos que o pregador é o que é por que tem um chamado; percebemos também que ele tem uma mensagem a entregar ao seu povo e que essa mensagem vem da parte de Deus. Todavia ele não é ninguém em si mesmo. Ele não é importante segundo os parâmetros do mundo. Na verdade ele não é nem lembrado ou citado quando se trata de coisas da alta sociedade. Ele é um homem comum com uma mensagem incomum. Mas temos certeza de que o mundo pós-moderno jamais notará uma figura humana que se veste de peles de animais e que almoça gafanhotos os saboreado com mel silvestre.  Esse tipo de “indigente”, jamais seria convidado para almoçar com os reis ou com as celebridades de sua pátria; Você tem notícias de alguns deles nas manchetes do jornal? Eles por acaso são admirados pelos telespectadores? Se tiver são muito poucos. E, além disto, desconfiamos muito da integridade de muitos deles.
Se você é um desces esquecido e ignorado pelo mundo, fique atento! Pessoas importantes podem convidar você para ir almoçar em sua casa; podem lhe oferecer algo que você muito precisa e deseja; Elas podem levar-lhe a lugares altos; bem como conceder-lhe um bom emprego; oferta de dinheiro e posições sociais. Cuidado! Você pode está diante de uma armadilha.
1.      Elas querem conhecer seus pontos fracos. (não os revele. Is. 39:1-8).
2.      Elas querem enganar-lho com suas vãs promessas (não confie em homens Jr. 17.5-7).
3.      Deseja atrai-lho para suas filosofias mundanas. (não seja curioso 1Cor. 1:18-21)
4.      Estão interessadas em você, porque pretendem manipulá-lo para seu bel prazer.  (Balaão)
5.      Querem erigir um palanque para você, por que elas querem votos e sabe que você é um homem influente. (não se preocupe com palanque ou com palcos, você tem um púlpito, um lugar bem melhor. Não se rebaixe).
6.      Elas vão lhe oferecer materiais para construir sua “igreja”; reformar seus muros; comprar um som moderno. (lembre que a igreja é de Cristo, não do estado. Ele pode edificar e embelezar sua noiva. Não permitas que o mundo a borre com sua tinta falsa).
7.      Eles querem complacência em seus planos e negócios. Cumplicidades é pecado e Deus odeia a duplicidade. (sal.15).

O ministro do evangelho é um profeta. Ele é um, porta- voz do soberano. Ele trás em seus lábios uma embaixada de seu rei para um reino escravizando, mergulhado na lama do orgulho e acorrentado aos grilhões da vaidade de seus pensamentos vãos. Como Daniel na Babilônia não se prostrou ante a idolatria de sua época; Como Moisés não cobiçou os tesouros fabulosos do Egito; e como o jovem Davi não se acomodou dentro da armadura forjada pelo rei, um profeta de Deus, jamais se sentirá à vontade vestindo no corpo de sua alma as vestes finíssimas de um mundo secularizado. Ele não veste, não come nem anda segundo o modismo deste mundo. Ele é e vive diferente da multidão. Tanto que sua simples aparência torna-se uma ofensa ou uma afronta para os orgulhosos.  O mundo não dar ouvidos a um profeta por que ele fala as palavras de Deus, e o mundo jamais ouvirá aquilo que vem de Deus. (Jo. 8:47) Pois o que vem de cima condena o erro mundano. No entanto, aquele que o mundo despreza Deus o hora.

 Quando os discípulos de João foram embora, Jesus começou a dizer ao povo o seguinte a respeito de João: — O que vocês foram ver no deserto? Um caniço sacudido pelo vento? 8  O que foram ver? Um homem bem vestido? Ora, os que se vestem bem moram nos palácios! 9  Então me digam: o que esperavam ver? Um profeta? Sim. E eu afirmo que vocês viram muito mais do que um profeta. 10 Porque João é aquele a respeito de quem as Escrituras Sagradas dizem: “Aqui está o meu mensageiro, disse Deus. Eu o enviarei adiante de você para preparar o seu caminho.” 11  Eu afirmo a vocês que isto é verdade: de todos os homens que já nasceram, João Batista é o maior. Porém quem é menor no Reino do Céu é maior do que ele. (13-07-2010)

Esta mensagem vale também para os verdadeiros homens e mulheres de Deus. Fiquemos atentos e não vendamos nossa honra por causa de alguns centavos, promessas de emprego ou posições político-sociais.  Fora com os embusteiros e enganadores de qualquer partido ou procedência!
 Elizeu Andrade 26-07-12.
{Este material foi escrito num período de campanha política, quando vários pastores - ministros do evangelho estavam fazendo campanhas e outros, mesmo envolvidos em política partidária como candidatos a deputados e em outras épocas, a vereadores}.  

             Acreditamos que a Bíblia não proíbe que um fiel servo do Senhor seja uma candidato ou mesmo uma autoridade política, mas não podemos acreditar que Deus chame um homem para o ministério pastoral, ou missionário, e depois o chame para ser um líder político. Acredito que há um grande equívoco aqui. E penso que há outras razões pelas quais muitos ministros do evangelho seguem carreira política. Temo que duas delas sejam: desejo de galgar posição social a fim de adquirir status e fama; e ambições por posses. Eis o grito supremo do capitalismo: adquira dinheiro, posses  e status - consuma meus produtos e você será um homem feliz e bem sucedido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário