sexta-feira, 23 de agosto de 2013



DEUS AGE EM TODAS
AS COISAS
PARA
O NOSSO BEM


Texto:

Romanos 8: 28.

“Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam,
dos que foram chamados de acordo com o seu propósito”.
(Projeto, plano) NVI.

p. 2

Introdução:

Irmãos nós sabemos que Deus está sempre agindo. Deus está sempre em ação. Em Gênesis 1: 2 se ler: “o espírito de Deus se movia sobre a face das águas”. No original: “estava em cima – como a ave chocando os ovos”. Isso dá a ideia de que o Espírito de Deus estava agindo na existência das coisas.
Deus age de maneira soberana e totalmente livre. Por isso ninguém pode impedir seu agir. Ele mesmo disse: “agindo eu quem impedirá?” Deus faz tudo que lhe agrada e age conforme o propósito de sua vontade e nenhum de seus planos pode ser frustrado.
Sabemos também que ele está agindo em todas as coisas. Não há nada que existe, vive ou se mova sem que Deus opere. Ele está agindo em tudo.
Sabemos, ainda que ele “age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados segundo o seu propósito”.
Assim podemos tirar as seguintes verdades deste texto:
1 Deus está operando em minha vida.
2 Ele é soberano, por isso, cabe a eu aceitar livre e alegremente seu agir em mim.
3 Ele age e opera em todas as coisas, por isso não há dada em mim que esteja fora de sua ação graciosa. Paulo disse: ‘Pois nele vivemos, nos movemos e existimos’. At 17:28.
 4 Por último, sabemos que ele “age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito”.
p. 3
               Observemos algumas das ações de Deus para conosco o seu povo.

I. Deus age em relação a nós.
1. Ele age para nossa justificação. 8: 1-4.
2. Ele age para nossa libertação 8: 4-9,15.
II. Deus opera em nós para nos relacionarmos com ele.
1. Ele nos concede sua vida. V. 10-13.
2. Ele nos torna seus filhos vs.14-17.
II. Deus age na redenção de nossos corpos mortais. Vs. 11,18-23.
Aqui precisamos olhar para a realidade temporal e aprendermos da história, da natureza, da experiência e das pessoas em nossa volta.
O que tudo em nossa volta está dizendo? A história prova que os homens morrem e que todos que não estão mais aqui, já morreram. Ninguém vive para sempre neste mundo. A natureza nos mostra que tudo está envelhecendo e se degradando pouco a pouco e se destruindo. Deus disse que o céu passará como um pano velho e que a terra não mais existirá.
Nossa experiência fala mais alto que tudo. Está dentro de nós a própria corrupção. É por isso que Paulo diz que nós mesmos “gememos interiormente, esperando ansiosamente nossa adoção como filhos, a redenção do nosso corpo”. V. 23.

p. 4

Entretanto notemos duas verdades magníficas que Paulo diz:
1. Olhemos para a glória futura e não para nosso sofrimento. V. 18. “Considero que os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada”.
2. Aguardemos o dia da redenção de nosso corpo. V. 23.

19 A natureza criada aguarda, com grande expectativa, que os filhos de Deus sejam revelados. 20 Pois ela foi submetida à futilidade, não pela sua própria escolha, mas por causa da vontade daquele que a sujeitou, na esperança 21 de que a própria natureza criada será libertada da escravidão da decadência em que se encontra para a gloriosa liberdade dos filhos de Deus. 22 Sabemos que toda a natureza criada geme até agora, como em dores de parto. 23 E não só isso, mas nós mesmos, que temos os primeiros frutos do Espírito, gememos interiormente, esperando ansiosamente nossa adoção como filhos, a redenção do nosso corpo.

“No NT, Deus, por meio do pagamento de um preço, isto é, a morte de Cristo na cruz, compra para uma vida de nova liberdade a pessoa que era escrava do pecado e da LEI. Essa redenção será completada no final dos tempos”. (Dicionário da Bíblia de Almeida 14440)
p.5

Esse olhar e essa visão altruísta geram no crente duas virtudes:
1. Esperança e paciência no sofrimento.  Vs. 24-25. "Pois nessa esperança fomos salvos. Mas, esperança que se vê não é esperança. Quem espera por aquilo que está vendo? Mas se esperamos o que ainda não vemos, aguardamo-lo pacientemente".
2. Dependência de Deus devido nossas fraquezas. V. 26-27. "Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações conhece a intenção do Espírito, porque o Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus".
IV. Deus agiu muito antes de nós existimos para nos revelar seu propósito.
Voltemos ao texto. “Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito”.
Este verso está inseparavelmente ligado aos 29 e 30 pela palavra “pois”. Que tem o sentido de “que, porque, desde que ou porquanto”. Assim, pois, Paulo liga o verso 28 ao 29 da seguinte forma: “Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos”.
 "E aos que predestinou, também chamou; aos que chamou, também justificou; aos que justificou, também glorificou". Rom 8:29-30. 
Notemos algumas coisas nestes versos: O texto não diz que Deus conheceu de antemão a fé que as pessoas teriam. Ele fala implicitamente Aqueles que Deus antecipadamente conheceu”. BC.
             O verso não se refere apenas à presciência de Deus, mas “à sua predisposição de amar”. Ele conheceu previamente pessoas e tem si dito que este conhecimento é um conhecimento relacional. Uma vez que conhecer tem também uma conotação de relacionamento. Assim, Deus predestinou “aqueles” que ele conheceu antecipadamente.
O propósito da predestinação aqui era para que “aqueles” conhecidos de antemão fossem “conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos”.
       O meio pelo qual “aqueles conhecidos de antemão” viriam a se tornar à “imagem” do filho de Deus, é a predestinação para a vida, o chamado para a justificação, e a justificação para a glorificação.
V. Por último - A eleição e predestinação de Deus nos garantem a vitória completa e cabal sobre o mundo e os demônios. 8:31-39.

 Continuará se Deus quiser. 

O paginamento dá-se devido esse material originalmente existir na forma de folheto.
 Elizeu Andrade
07-11-12
Pregada pela segunda vez no dia 18-07-13



Nenhum comentário:

Postar um comentário