sexta-feira, 23 de agosto de 2013


VÁ ALÉM 

E MAIS FUNDO
Saia do comodismo
e experimente o milagre 
 de seu Deus





 01
 (03º sermão, por ordem de publicação)
Sermão pregado na no templo da Igreja Batista Betânia de Centro Novo no dia 21 de fevereiro de 2011.
Dedico este folheto para o ministério de Louvo Nova Adoração

 VÁ MAIS FUNDO

Texto sagrado: Lucas 5:1-11.

Introdução
Neste texto nós vemos duas família de pescadores desanimados com sua pescaria frustrada.  Eles haviam pescado a noite toda, mas sem nenhum sucesso. Desanimados, eles estão lavando suas redes e se organizando para deixar o lago.
Basta uma olhada nos olhos destes quatro pescadores para percebermos o rosto do cansaço, da tristeza e do desânimo. 
Eles já desistiram da pescaria por esse dia. Tudo estava acabado para eles, quanto a feira daquela semana. Todavia, algo acontece. Algo que vai marcar a vida deles e, transformá-los para sempre. Algo que vai mudar a rotina desses pescadores.
Vá mais fundo e lance
Quando acabou de falar, Jesus disse a Simão: “agora saiam mais para o fundo e lancem as redes, que vocês vão pegar muitos peixes”.  V.4.
Não sabemos o que Simão pensou ao ouvir Jesus ordenando que lançassem as redes prometendo que iam pegar muitos peixes. Todavia nós sabemos que sua experiência da noite fora frustrante e incrédula também.  Mas as palavras de Jesus eram tanto desafiadoras como reveladoras. Elas diziam para eles irem mais além e mais fundo. E ao mesmo tempo denunciava que eles estiveram o tempo todo no raso. Nas margens do lago.  
Muitas vezes nós nos acostumamos a navegar nas margens do rio e a pescar no raso. E embora tenhamos uma persistência longa e exaustiva, terminará em nada. Porque permanecemos jogando as redes no mesmo lugar, da mesma forma e sem nenhuma criatividade.
 02
 O pastor Laércio, dizia com frequência quando nos dava aula de liderança no seminário: “se vocês fizerem as coisas sempre do mesmo jeito obterão sempre os mesmos resultados”. Todavia quando Jesus chega ao nosso lago de rotina, ele muda primeiro nossa mente, para depois intervir na situação. Jesus nos ensina a pensar correto. A raciocinar como filhos de Deus. Ficar pescando no mesmo lago e, pior ainda, no mesmo lugar a noite toda é falta de perspectiva. É falta de fé. Pois a fé verdadeira sempre nos leva à ação. E ação é movimento; e quem se movimenta não pode ficar no mesmo lugar o tempo todo se, se movimenta numa direção retilínea.
Quando Jesus chega ao nosso lago, ele causa em nós uma fé operante. 
Ele disse duas coisas a Pedro e aos demais: “vão mais para o fundo e lancem as redes”.  
Ao ouvir as palavras de Jesus, Pedro não viu razão nenhuma para pegar peixes uma vez que ele tinha jogado as redes a noite inteira e, comprovado que lá não havia peixe algum. Racionalmente falando não havia porque continuar tentando. Porém, as palavras de Jesus renovaram o ânimo do pescador fazendo-lhe pensar nas palavras: “vão mais para o fundo e lancem as redes”.  
Eu creio que o grande problema é está sempre às margens das coisas e da vida. Ficamos a contornar os obstáculos, evitando os desafios cassando facilidade e comodidade. A palavra de ordem aqui é – BEM-ESTAR. Todos querem isso, buscamos isso.
Cristo oferece uma vida sem superficialidades. Ele não nos dá uma existência oca e sem vida. Vida com Jesus tem conteúdo. Faz sentido. É vida profunda. Ele nos ordena ir mais fundo. E precisamos ir mais fundo mesmo...

Mais fundo em nosso relacionamento com ele.
  03
Se quisermos pescar os peixes de uma vida próspera no sentido bíblico da palavra, devemos nos aprofundar em nossa vida de oração, de leitura bíblica, devoção e de meditação diária com nosso Deus.
Pescadores às margens do lago não pegam peixes. Vida vazia e superficial não produz frutos do Espírito. Por conseguinte, temos que nos aprofundar. Temos que ir além e mais fundo...
Temos que nos aprofundar...
Nos nossos estudos se queremos crescer.
O mundo exige muito de nós especialmente no mercado. Se quisermos ser bem sucedidos no mercado de trabalho, não basta apenas orar e esperar, temos que nos qualificar para as demandas e exigência do mesmo. Entretanto se somos filhos de Deus temos que mergulhar mais fundo com ele se realmente desejamos o verdadeiro sucesso na vida. Devemos ir mais fundo na obediência à palavra de nosso Cristo. Ele nos manda, nós o  obedecemos. 
Sem a presença de Jesus os esforços não adiantam
“Mestre, nós trabalhamos a noite toda e não pescamos nada. V.5.a.
Essas palavras de Pedro são as nossas palavras de fracasso. Elas refletem nosso medo e nossas incertezas diante das crises financeiras que as catástrofes naturais como desmoronamentos, terremotos, furacões, acidentes, doenças e guerras oferecem.  Elas dizem: “nós já lutamos; já tentamos demais. Não temos mais o que fazer... já fizemos de tudo...” Tais palavras refletem um coração partido e derrotado.. O que estamos sempre fazendo. Mas também, mostram-nos, a tentativa de justificar nosso fracasso

  04
        Dizemos: se tivéssemos materiais ou mecanismos melhores faríamos muito mais. Se as coisas não fossem tão difícil... se o lago fosse mais raso ou se tivesse mais peixes nunca teríamos desistido nem pensado em desistir. O problema é que nossas redes são poucas e estão rasgadas. Porque não as consertamos!?
Quanto a nossos fracassos espirituais dizemos: se meu pastor me tivesse discipulado e disciplinado mais, eu não teria sido tão fraco. Se a vida cristã não fosse tão difícil, eu teria permanecido, mas... O problema é que o povo daquela igreja é antipático a mais da conta. Se as pregações fossem menos duras e bem mais breves, eu teria suportado, mas... eu sei que não sou mais ativo na igreja porque tenho poucas oportunidades...
Entretanto quando ouvimos Jesus dizer: “vá mais fundo e lance a tua rede”.
Percebemos que estamos sempre diante de oportunidades porém, as adiamos para amanhã; para mais tarde.
As palavras do mestre, nos fazem ver que o rio ainda está a correr; e que o lago permanece cheio e, repleto de peixes. Todavia a verdadeira felicidade e o sucesso não estão em nós, nem no lago em nossa volta.
Quando atentamos bem para o que Jesus diz, reconhecemos que temos barcos, redes, anzóis e lagos. Temos amigos conosco; temos tudo que precisamos para vivermos bem e para termos sucesso do ponto de vista humano, mas somos pobres e infelizes. Nem sequer sabemos usar ou desfrutar do que temos. Voltamos para casa de mãos vazias porque nos falta uma pessoa em nosso barco - em nossa vida a quem temos que obedecer.
Reclamamos de “nossa” igreja, famílias e amigos; murmuramos do nosso emprego e amaldiçoamos nossos chefes porque estamos sempre insatisfeitos e pondo a culpa em alguém e reclamando da falta de recurso para efetuarmos alguma coisa.

 05
Porém, o que realmente está faltando em nós? São oportunidades de emprego, estudos, amigos, ou profissões? O que nos falta? É um namoro ou um casamento? Será que esses lagos e peixes não estão ao nosso redor? O que realmente está faltando? Não será um relacionamento mais profundo com Deus?
Obediência as palavras de Jesus
  “Mas, já que o senhor está mandando jogar as redes, eu vou obedecer”. V.5b.
As primeiras palavras de Simão foram: “Mestre, nós trabalhamos a noite toda e não pescamos nada”. Elas revelaram sua atitude antes de ouvir o mestre. Entretanto, após ouvir sua ordem de ir ma
is fundo e lançar as redes, ele muda de atitude e sua maneira de pensar.
Por isso, contrastando seu primeiro pensamento, ele sentencia: “Mas, já que o senhor está mandando jogar as redes, eu vou obedecer”.
Para Pedro não importava agora sua “razão” ou experiência própria, nem as possibilidades humanas. Só uma coisa fazia sentido para ele depois das palavras do Senhor. E na verdade só uma coisa deve importar para nós quando estamos ouvindo a Cristo – obediência à sua palavra. Se ele mandou, vou obedecer. É a resolução do crente. É essa obediência que nos faz ir além e lançar mais fundo nossas redes. Redes são ferramentas de pescas. Elas colhem peixes. E peixes alimentam o estômago e estômago cheio alegra o coração. A obediência sempre resulta em alegria.
Resultados de se ir mais fundo
Logo, após, Pedro obedecer o mestre, ele foi mais fundo. Lançou as redes e junto com seus amigos pegaram muitos peixes a ponto de encherem dois barcos. Foi um milagre! (V.6,7) Pedro se humilhou diante de Jesus e reconheceu que era pecador.v.8. Ele e os outros ficaram impressionados com o milagre da pesca. (V.9,10). Pedro recebeu uma missão e  mudou sua pescaria; Todos deixaram tudo e seguiram a Jesus. (V.11). Todavia foram mais além e mais fundo.
É hora de obedecer irmão. Deus quer fazer algo grande em sua vida. Mas, não se esqueça jamais, que isso depende de se ir mais fundo no seu relacionamento com ele. Priorize a seu Deus. Creia e obedeça sua palavra. Não se deixe consumir pelo desejo de realizações pessoais, como emprego, estudos, amigos, casa, propriedades e títulos ou pescaria. Ao invés de passar a noite toda pescando seus próprios interesses, pare e ouça o mestre. Ele quer um relacionamento de fé e de amor com você. Sai da mesmice e venha! Venha andar com Jesus; venha pescar com ele; Ele tem algo, mais para você. Não são peixes ou pescas que satisfaz um pescador. Existe algo mais... E esse, algo está além e mais fundo...
Ouse ir mais fundo em sua vida de oração, leitura bíblica e no seu serviço no reino. Ouse entregar uma oferte maior a cada dia. Faça algo inusitado para Deus e espere algo inédito de seu Deus. Creia. Vá mais fundo e lance sua rede - Jesus fará o milagre. 18-10-11.
    
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário